Sindicância indica envolvidos num “ranking sexual” divulgado em um dos campus da USP

Campus Piracicaba, USP Foto: prceu.usp.br

Após um cartaz ser divulgado, intitulado como “ranking sexual”, apontando nomes de estudantes e termos como “fedida” e “preta”, vários grupos protestaram no campus afixando mensagens contrárias e com críticas aos autores na Universidade de São Paulo (USP), campus de Piracicaba. A Universidade abriu processo disciplinar contra cinco alunos que estariam envolvidos nessa divulgação. Uma sindicância foi criada a esse respeito e foi finalizada em dezembro e o parecer da comissão acatado.

Eles teriam feito a lista que expôs intimidades de estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) em junho do ano passado. Se forem considerados culpados podem ser penalizados com desde uma advertência, até expulsão. A sindicância indicou apenas os autores, sem descobrir quem colou a relação no pátio. O assunto gerou polêmica e foi parar na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, que chegou a ouvir o diretor e um professor da Esalq a esse respeito.

Questionada sobre a demora na definição do caso, a instituição alegou apenas que a “preliminar da sindicância foi concluída no mês de dezembro de 2015 e agora está seguindo para um processo administrativo disciplinar”. Informou ainda que em fevereiro será instalada a Comissão Processante, “em cujo âmbito os alunos poderão exercer os seus direitos ao contraditório e ampla defesa”.

Confira notícia original: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2016/01/25/interna_brasil,623468/usp-abre-processo-contra-envolvidos-no-ranking-sexual.shtml

Emanuelle Costa, estudante de Medicina da UFPE e Redatora do Portal 724
In : São Paulo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)

 

Nadelson Leite

                  Editor Chefe do Blog

   

Antenado aos fatos. Notícias sobre política, segurança publica, mundo e esportes. Amante do automobilismo, entretenimento, tecnologia, música, teatro, cinema, ciência e economia. O Brasil e o mundo visto por todos os lados e com grande personalidade. De olho no trânsito de nossas cidades e serviços em geral. Imparcialidade e compromisso com a verdade, sempre respeitando a tudo e a todos. Opinando muito, ácido por vezes. Assim sou eu, Nadelson Leite Costa, cidadão brasileiro, Bacharel em Direito, pela UNINASSAU, Policial Militar de Pernambuco, alocado no Batalhão de Radio Patrulhamento, Vice-Presidente da Associação de Cabos e Soldados do Estado de Pernambuco, e atualmente Pós-Graduando em Direito Público.

 

Contatos pelo e-mail: nadelsonleite@gmail.com

Colunistas
Colunista 2
Colunista 3
Colunista 4
Sertão