Denúncia conduz prisão de quadrilha que extraia água de rios e poços ilegais e a vendia para consumo sem tratamento

3Mapa mostra a localização dos locais onde os caminhões-pipa eram abastecidos Foto: Divulgação

Na manhã da quinta-feira 17 de dezembro, uma quadrilha foi desconjunta pelos policiais civis de Imbariê (62ª DP) e pelos promotores do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro. O grupo retirava água de um rio e de dois poços artesianos ilegais e, sem tratá-la, a vendia como potável. Os bandidos comandavam o mercado de água em Duque de Caxias, RJ, e atuaram nos anos de 2014 e 2015, extraindo aproximadamente 100 mil litros de água por dia. A água era distribuída em caminhões-pipa e era vendida até mesmo em hospitais.

A denúncia foi realizada pelo WhatsApp e levou à prisão preventiva de sete dos dezesseis acusados, que responderão aos crimes de venda de água imprópria para o consumo, organização criminosa e crime ambiental de extração ilegal de água.

Três dos acusados são donos de empresas de transporte de água potável: Hélio Marcelo dos Santos Ramos, Raul de Souza e Reinaldo Souza Rocha, sendo este último conhecido como o “Rei da água”. Os outros forneciam caminhões-pipa ou eram responsáveis pela operação de poços artesianos ilegais.

2
Água de dois poços ilegais era desviada por uma tubulação subterrânea Foto: Divulgação

 

Dos dois poços artesianos, localizados em um terreno, em Xerém, a água era bombeada por meio de uma tubulação subterrânea para um tanque localizado num terreno de um dos integrantes. Além dos poços, a água também era bombeada para a piscina de um sítio alugado pelos acusados.

 

Confira a matéria original: http://extra.globo.com/casos-de-policia/acao-desarticula-bando-que-extraia-agua-de-rio-pocos-ilegais-vendia-como-potavel-18316600.html

Estudante de Engenharia Mecânica e de Produção, Formado em Redes de Computadores, Programação e Web, CEO da Alfa Network - Soluções Tecnológicas e WebMaster do Portal 724.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)

 

Nadelson Leite

                  Editor Chefe do Blog

   

Antenado aos fatos. Notícias sobre política, segurança publica, mundo e esportes. Amante do automobilismo, entretenimento, tecnologia, música, teatro, cinema, ciência e economia. O Brasil e o mundo visto por todos os lados e com grande personalidade. De olho no trânsito de nossas cidades e serviços em geral. Imparcialidade e compromisso com a verdade, sempre respeitando a tudo e a todos. Opinando muito, ácido por vezes. Assim sou eu, Nadelson Leite Costa, cidadão brasileiro, Bacharel em Direito, pela UNINASSAU, Policial Militar de Pernambuco, alocado no Batalhão de Radio Patrulhamento, Vice-Presidente da Associação de Cabos e Soldados do Estado de Pernambuco, e atualmente Pós-Graduando em Direito Público.

 

Contatos pelo e-mail: nadelsonleite@gmail.com

Colunistas
Colunista 2
Colunista 3
Colunista 4
Sertão