Nazaré da Mata enfrenta graves desafios na saúde pública

Nazaré da Mata, município da zona da mata pernambucana, que se estende por uma área de 141,3 km e tem aproximadamente 30.647 habitantes, sendo 5.943 na zona rural, vem enfrentando sérios desafios na saúde pública. A cidade, divulgada como “Terra do Maracatu” e que é imensamente visitada por turistas de todas as regiões, enfrenta um grave problema.

Foto: portal.saude.pe.gov.br

Os hospitais da região encontram-se sem estrutura e profissionais para realizarem os atendimentos com dignidade, como está previsto no artigo primeiro da Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO-1946). O hospital referência para a cidade, o Hospital Hermírio Coutinho, financiado pelo SUS, está numa situação alarmante, devido à falta de medicamentos e trabalhadores. Esse descaso é inaceitável por parte da Prefeitura da cidade, que não soluciona o problema e deixa a população à mercê dos hospitais das cidades vizinhas.

Esse foi o caso que o representante da ACS-PE, Israel Bernardo de Freitas, no dia 18 desse mês, teve de enfrentar. O mesmo foi três vezes ao Hospital de referência da cidade e ouviu da assistente social da unidade, após ser encaminhado ao hospital de Limoeiro (cidade próxima), que não poderia ter ao menos uma conversa com o médico. “Ela ainda disse que ninguém iria conversar com o médico, estavam dispensando crianças e idosos. É bom saber como está uma cidade dessas às vésperas do Carnaval”, disse ele.

A situação mostra o despreparo por parte do Governo do estado, da prefeitura do município e até mesmo por parte da presidência do país, que numa época de crises políticas, financeiras e na saúde, não tem organização suficiente para solucionar os problemas de base não só de Nazaré da Mata, mas de praticamente todas as cidades interioranas do Brasil.

É válido lembrar ainda que o possível lotamento dos hospitais e policlínicas das cidades pernambucanas se dá devido ao aumento no número de casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, outro despreparo das autoridades políticas. Os números de microcefalia (doença que está relacionada ao contágio pelo vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes, em mulheres grávidas) no estado chegam a 1.636, contabilizados desde 1º de Agosto de 2015, praticamente 35% dos casos registrados em todo país.

É importante que medidas sejam tomadas urgentemente para melhoria no atendimento de saúde da população da cidade de Nazaré da Mata, para que o sofrimento dos pacientes, que já têm que lutar contra a doença, seja amenizado.

Estudante de Engenharia Mecânica e de Produção, Formado em Redes de Computadores, Programação e Web, CEO da Alfa Network - Soluções Tecnológicas e WebMaster do Portal 724.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)

 

Nadelson Leite

                  Editor Chefe do Blog

   

Antenado aos fatos. Notícias sobre política, segurança publica, mundo e esportes. Amante do automobilismo, entretenimento, tecnologia, música, teatro, cinema, ciência e economia. O Brasil e o mundo visto por todos os lados e com grande personalidade. De olho no trânsito de nossas cidades e serviços em geral. Imparcialidade e compromisso com a verdade, sempre respeitando a tudo e a todos. Opinando muito, ácido por vezes. Assim sou eu, Nadelson Leite Costa, cidadão brasileiro, Bacharel em Direito, pela UNINASSAU, Policial Militar de Pernambuco, alocado no Batalhão de Radio Patrulhamento, Vice-Presidente da Associação de Cabos e Soldados do Estado de Pernambuco, e atualmente Pós-Graduando em Direito Público.

 

Contatos pelo e-mail: nadelsonleite@gmail.com

Colunistas
Colunista 2
Colunista 3
Colunista 4
Sertão